sexta-feira, 30 de abril de 2010

Panamá sedia Conferência da Organização das Nações Unidas

Entre os convidados do encontro – no qual serão discutidos temas como segurança alimentar, os recursos naturais e o desenvolvimento econômico e rural na América Latina e no Caribe – estará o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS)

A partir desta segunda-feira (26/4), a Cidade do Panamá vai sediar a 31ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para a América Latina e o Caribe. Os participantes discutirão temas relacionados com a segurança alimentar, os recursos naturais e o desenvolvimento econômico e rural da região.

A reunião contará com a participação de delegações dos 33 Estados membros da região, agências de Nações Unidas, organismos intergovernamentais, representantes de Organizações Não Governamentais (ONGs) e observadores. A delegação brasileira terá, entre seus integrantes, o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

A Conferência acontece a cada dois anos e representa o maior fórum da FAO na região. Nela, se revisam as atividades realizadas e se formulam recomendações, sugestões e desafios, tanto para a Organização, como para os governos. É a oportunidade para estabelecer um diálogo sobre os problemas e orientações referentes ao desenvolvimento agrícola, florestal e pesqueiro, além de dar seguimento aos acordos estabelecidos em conferências anteriores.

Neste ano, os principais assuntos a serem debatidos são a gestão de riscos e respostas a emergências, as mudanças climáticas e suas repercussões, o desenvolvimento territorial nas zonas rurais, a reforma do Comitê de Segurança Alimentar da FAO, o direito humano à alimentação e a situação no Haiti, além de informes sobre as medidas adotadas em relação às recomendações da última conferência regional realizada em Brasília em 2008.

As últimas Conferências Regionais da FAO para a América Latina e o Caribe aconteceram na Venezuela (2006), Guatemala (2004), Cuba (2002) e México (2000).


Fonte: MDA