quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A Irmandade

Bastardos da cobiça


Cheguei à conclusão de que vivemos exatamente em círculos. Ah, e como são cada vez mais constantes estes ditos cujos. Daria o nome até de círculo dos fracassos, (dos horrores para alguns) já que neles, muita gente pensa alcançar as fabulosas correntes arrastadas para o “sucesso” que a conveniência pode lhes proporcionar.
Meros enganados e enganadores que oferecem como bônus, um misto de medo, pressão e apreensão de quem não contribuir com o grupo. É o poder da liderança armada que nos força a acuar quando deveríamos reagir. Não chega a ter a evocação dos hinos a Hitler, mas as combinações e tramoias são bem ao estilo “filhos bastardos”.
O que deveria ser tratado nos consultórios psiquiátricos, loucura pelo poder, arrogância, abuso da fragilidade e autoestima dos colegas, é injetado como veneno nas pessoas que só buscam o meio de chegar ao pão de cada dia. Vítimas de si mesmas, as pessoas que vivem por se manter no “posto”, estão dispostas a tudo. Matar ou morrer; não há escrúpulos, só meios obscuros para fazer com que a bandalheira continue. Insanos que acreditam que sua segurança é encher as mesas de trabalho com familiares “de confiança”, aqui e ali, com medo do fracasso, que mal sabem já ter galgado com sua expertise. Olha que com esta onda de faxina, pode até sobrar para um “capaz” destes acoitados em buracos que por sorte, alguém vai ver.
Você deve conhecer alguém que conhece outro fulano que vivenciou a experiência de ser humilhado, retirado quase que abruptamente, brutalmente, na sutileza de um algoz que esbraveja conhecer pessoas e saber o que é melhor para aquela empresa, mesmo que a empresa seja sua família, sua vida.
Pequeno homem que nem sabe que honra, não é uma destas palavrinhas que seu vasto caderno de folhas em branco ou rabiscado com traço de perseguição, dita. Pena que num Brasil tão amado, haja espaço numa ou noutra repartição, instituição, sociedade com capital de economia mista, e enfim, unidades que deveriam ser públicas e, no entanto, do povo, são elas mesmas as vítimas do nepotismo e do favoritismo aos irmãos de fé. Encontro perfeito da irmandade.

Evento na Embrapa Milho e Sorgo discutirá produção de etanol a partir do sorgo sacarino


A Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas-MG, realizará nos próximos dias 20 e 21 de setembro, terça e quarta-feira da próxima semana, o seminário temático "Sorgo Sacarino". O objetivo é discutir a crescente recomendação do sorgo sacarino como cultivo alternativo à cana-de-açúcar na entressafra dessa cultura, tornando-se opção viável para a produção de etanol no país.
Nesse contexto, serão apresentadas palestras, partindo de três núcleos temáticos principais: 1) Inserção do sorgo sacarino em áreas de cana-de-açúcar no Brasil, panorama geral do sorgo sacarino e melhoramento genético da espécie; 2) Sistemas de produção de sorgo sacarino; e 3) Cultivares de sorgo sacarino.Também serão propostos temas para as discussões de grupos de trabalho, que, ao final do seminário, apresentarão conclusões e perspectivas para o cultivo do sorgo sacarino.
Etanol de sorgo sacarino é opção na entressafra da cana

Com a eliminação dos incentivos governamentais à produção de álcool na década de 1980, o programa de melhoramento de sorgo sacarino da Embrapa também foi descontinuado, sendo retomado com o Plano Nacional de Agroenergia (PNA 2006/2011). Em seu acervo, para a tecnologia de produção de etanol de segunda geração, a Embrapa Milho e Sorgo desenvolveu cultivares de sorgo com alta produtividade de biomassa, com potencial de produzirem, em média, 50 toneladas por hectare de matéria seca por ciclo (período de cinco a oito meses). Exemplos são os materiais BR 505, BRS 506, BRS 601 (que ainda permanece no mercado) e BRS 602

Em 2012, a Embrapa lançará três novas cultivares de sorgo sacarino. A demanda pelos materiais tem crescido paralelamente à demanda mundial por combustíveis renováveis. O sorgo sacarino é uma opção promissora como matéria-prima para o etanol durante a entressafra de cana-de-açúcar. Quando as destilarias de cana tradicionalmente ficam paradas, o sorgo sacarino é capaz de abastecê-las, evitando a grande queda na produção de etanol, principalmente nos meses de março e abril.
Veja a programação completa do evento em www.cnpms.embrapa.br/folder_sorgo_sacarino.pdf . Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .