quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Evento na Embrapa Milho e Sorgo discutirá produção de etanol a partir do sorgo sacarino


A Embrapa Milho e Sorgo, localizada em Sete Lagoas-MG, realizará nos próximos dias 20 e 21 de setembro, terça e quarta-feira da próxima semana, o seminário temático "Sorgo Sacarino". O objetivo é discutir a crescente recomendação do sorgo sacarino como cultivo alternativo à cana-de-açúcar na entressafra dessa cultura, tornando-se opção viável para a produção de etanol no país.
Nesse contexto, serão apresentadas palestras, partindo de três núcleos temáticos principais: 1) Inserção do sorgo sacarino em áreas de cana-de-açúcar no Brasil, panorama geral do sorgo sacarino e melhoramento genético da espécie; 2) Sistemas de produção de sorgo sacarino; e 3) Cultivares de sorgo sacarino.Também serão propostos temas para as discussões de grupos de trabalho, que, ao final do seminário, apresentarão conclusões e perspectivas para o cultivo do sorgo sacarino.
Etanol de sorgo sacarino é opção na entressafra da cana

Com a eliminação dos incentivos governamentais à produção de álcool na década de 1980, o programa de melhoramento de sorgo sacarino da Embrapa também foi descontinuado, sendo retomado com o Plano Nacional de Agroenergia (PNA 2006/2011). Em seu acervo, para a tecnologia de produção de etanol de segunda geração, a Embrapa Milho e Sorgo desenvolveu cultivares de sorgo com alta produtividade de biomassa, com potencial de produzirem, em média, 50 toneladas por hectare de matéria seca por ciclo (período de cinco a oito meses). Exemplos são os materiais BR 505, BRS 506, BRS 601 (que ainda permanece no mercado) e BRS 602

Em 2012, a Embrapa lançará três novas cultivares de sorgo sacarino. A demanda pelos materiais tem crescido paralelamente à demanda mundial por combustíveis renováveis. O sorgo sacarino é uma opção promissora como matéria-prima para o etanol durante a entressafra de cana-de-açúcar. Quando as destilarias de cana tradicionalmente ficam paradas, o sorgo sacarino é capaz de abastecê-las, evitando a grande queda na produção de etanol, principalmente nos meses de março e abril.
Veja a programação completa do evento em www.cnpms.embrapa.br/folder_sorgo_sacarino.pdf . Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1272 ou ace@cnpms.embrapa.br .

Nenhum comentário: