terça-feira, 25 de maio de 2010

Um salto para o progresso


Coisa boa quando vem, vem grande. E em terra de hippie também passam os ventos vindouros de esperança. Bem assim entendi a instalação da termoelétrica de Arembepe. A Bahia tem crescido a pequenos e significativos passos, o que faz a esperança renascer das perspectivas e expectativas de melhoria de vida de milhares de baianos que ainda aguardam um emprego.

Viva a Termelétrica Arembepe


O presidente da Petrobras, João Sérgio Gabrielli, disse no ato da inauguração, em território baiano, que a termelétrica vai operar como reserva de fonte elétrica no sistema interligado, cujas receitas serão provenientes da comercialização de energia no ambiente de contratação regulada (ACR). Na explicação sobre o ativar da termelétrica, Gabrielli informou que esta usina será acionada se o nível de água dos reservatórios das hidrelétricas diminuir, reduzindo o risco de apagão. Vale lembrar que a Petrobrás também financiou a construção e é uma das acionistas da Usina.
Não sei se vocês se lembram, mas quando chegou a se falar sobre a redução no consumo de energia no Brasil, fiquei em pânico. E logo me questionei- de que está adiantando este doloroso horário de verão (digo por que sou mineira) se ainda corremos o risco de um apagão? Depois de me acostumar com o fato e reportando notícias, vi que muita gente aprendeu no susto, que os recursos naturais são finitos, e que tudo depende de nossa consciência ecológica para preservar o que nos resta.
Em pouco tempo de Bahia digo que as coisas e os feitos parecem começar a vislumbrar um apreço. Vamos torcer pelo sucesso da Termoelétrica e que todos saiam lucrando com este investimento.
Olha só, andei vasculhando sobre nossas termelétricas pela net e vou postar este endereço para que possam saber mais sobre, onde e como as usinas brasileiras contribuem para a sobrevivência de nossas necessidades. Clica aqui http://www.gasnet.com.br/novo_termeletricas/mapa.asp e se informe.

Nenhum comentário: