quinta-feira, 15 de abril de 2010

Consumo de carne será destaque no Agrinvest: informações de ponta vão incrementar a segunda etapa de evento que ganhou espaço na região

Valéria Esteves

Bovinocultura de ponta, biodiesel, gestão de florestas e fruticultura serão temas de debates do II Agrinvest - Investimentos em agronegócios. Tendo como organizadores a Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária e a universidade federal de Viçosa, a programação prevê a apresentação de workshops quando serão detalhados os temas a serem defendidos nos dois dias evento. Nesse ano, o Agrinvest ou Seminário de negociações estratégicas acontece nos dias 31 de agosto e primeiro de setembro.


Mercado brasileiro da carne pode voltar a faturar se a União Européia
retirar embargos (foto: Wilson Medeiros)


O consultor alemão, Klaus Trader vai defender o tema bovinocultura e mostrar as estratégias de mercado externo entre outros vários impulsores de melhoria da carne. Leandro Bovo, gerente administrativo do Sic - Serviço de informação da carne também deve defender o mercado da carne. Ele, que participou da primeira etapa do Agrinvest, no ano passado, apresentará dados novos sobre a expansão do mercado, apesar de a crise da febre aftosa ter balançado o setor devido aos embargos concedidos pelos países consumidores do produto.

CONFERÊNCIA

Até o dia 17 deste mês, próxima segunda-feira, a União Européia, principal importador de carne bovina do Brasil visita os frigoríficos brasileiros. A visita que se dará em 4 estados: Mato Grosso, Goiás, Paraná e São Paulo, vai avaliar as condições sanitárias do rebanho brasileiro. Em Goiás e Mato Grosso eles verificarão o trabalho dos grupos responsáveis pela inspeção e saúde pública. Vinte e cinco países da UE suspenderam as importações de carne bovina fornecida pelo Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná e, agora, querem se certificar se o surto da febre aftosa passou.
A tendência é que os embargos sejam retirados, e assim, as expectativas quanto ao crescimento das exportações da carne bovina devem acontecer.
No último semestre de 2005, o setor de exportações de carne registrou cerca de 1,42 bilhão de dólares, 31% a mais que o total de 1,08 bilhão dos primeiros seis meses do ano passado.
Leandro Bovo acredita que é preciso que o próprio pecuarista valorize mais o seu produto.
- A primeira coisa é esquecermos esse dito: carne de primeira e carne de segunda. Não existe isso, pelo contrário, isso é uma forma de desvalorizar o produto. O certo é colocar para o consumidor que existe carne da parte dianteira e traseira do boi.

COMER FAZ BEM

Durante sua palestra em 2005, no evento, Leandro Bovo falou ainda dos mitos referentes ao consumo da carne como, por exemplo: a carne faz o homem ficar nervoso. Sobre os mitos ele lembra que o cardiologista e nutrólogo, Daniel Magnoni do Incor - Instituto do Coração, e membro do Sic reforça que, ao contrário do que muitos pensam, a carne não é a vilã da alimentação saudável, nem o principal carregador da gordura saturada, que faz mal ao coração.
- A carne bovina é uma fonte rica em proteína, um dos componentes principais de uma dieta balanceada. O que temos que fazer é o mar-keting do nosso produto, já que ele é tão consumido dentro e fora do Brasil - diz.
Para os organizadores o desafio em se realizar um evento como o Agrinvest é criar e impulsionar a criação de ambientes de negócios para promover o desenvolvimento do setor econômico do Norte de Minas.
Nos dois dias de evento, os participantes terão acesso a novas técnicas, esclarecendo dúvidas com os profissionais já inseridos no mercado, caso experimentado por grandes frigoríficos e por exportadores de frutas que estarão presentes e falando do que é preciso para atender à demanda de mercado de cada produto.

Nenhum comentário: