segunda-feira, 19 de abril de 2010

Gaúchos incentivam produção de sementes no Norte de Minas

Valéria Esteves

Empresa de sementes que trabalha com contratos com os agricultores do Jaíba e Matias Cardoso firma contrato que vai avaliar a potencialidade de produção de sementes no Rio Grande do Sul. A empresa gaúcha pretende fechar contratos como esse também na região, o que ajudará o desenvolvimento da cultura de sementes que muito tem significado para o crescimento do setor agroeconômico.
Segundo a assessoria de imprensa da Islã Sementes, no caso desse contrato, a prefeitura de Júlio de Castilho, Rio Grande do Sul, foi peça fundamental, mesmo porque os agricultores familiares serão diretamente beneficiados. A princípio cinco famílias vão cultivar dez variedades de flores e ervas medicinais e terão apoio técnico da escola agrícola do município. As variedades foram determinadas pela Islã com base nos dados históricos de chuvas e temperatura fornecidos pela prefeitura.




PLANTIO

O plantio já começou e a finalização da colheita está prevista para março do próximo ano. Nesse período, a empresa vai avaliar o comportamento, a adaptação e a produtividade das cultivares. Se o resultado for positivo, a Isla poderá estabelecer um contrato diretamente com os agricultores a partir da safra 2006. Nesse caso, haverá ampliação do número de cultivares e das famílias agricultoras, que trabalharão como cooperantes da Isla.

O secretário da agricultura de Júlio de Castilhos, José Geraldo Ovelame, explica, conforme nota da assessoria, que o cultivo de sementes pode se tornar uma boa fonte de receita para as famílias de baixa renda. Esse tipo de agricultura comenta, é adequado a famílias de pequenos agricultores, pois exige baixo investimento, envolve a mão-de-obra da própria família e pode ser realizado em pequenas áreas. Ele espera que a experiência dê certo e que desperte o interesse de outros agricultores.

Para a Isla, a iniciativa da prefeitura de Júlio de Castilhos veio em boa hora, pois a empresa tem interesse em abrir novos pólos de produção no estado. A experiência nas duas atuais áreas de produção, em Candiota (RS) e nos municípios mineiros de Jaíba e Matias Cardoso mostra que o sistema de cooperantes é bom para todas as partes.

FAMÍLIA E RENDA

Por um lado, a empresa conta com o empenho e a responsabilidade do trabalho familiar. As famílias, por sua vez, recebem toda assistência técnica necessária em todas as fases da produção. A diretora da Isla, Diana Werner, diz que o cultivo de sementes de hortaliças e flores é uma ótima alternativa de renda.

- Quando bem executada, a atividade pode render uma receita extra à família ou, em alguns casos, até tornar-se a fonte principal de renda - ressalta.
Ela acredita que a parceria tem tudo para dar certo e que, a partir de 2006, o novo pólo de produção da Isla esteja concretizado em Júlio de Castilhos.

NORTE DE MINAS

Os pequenos produtores do Projeto Jaíba, alguns já com o plantio de culturas como alface, jiló, abóbora, pepino, entre outros, em andamento, se mostram satisfeitos com os resultados, sendo que os mesmos acreditam que a produção de sementes, que tem sido responsável pelos melhores números de produção alcançados se deve a variação de culturas.

Vários produtores, como Valdeon Rodrigues, Isaac Martins e Ivo Rodrigues, entre tantos outros dizem ter gostado de experimentar firmar o contrato com empresas de sementes, mesmo porque eles entram com a mão-de-obra e o pagamento da água e da luz gastos na manutenção da lavoura. Em contrapartida a empresa entra com as sementes e os insumos agrícolas. Ao final as sementes passam por um processo de seleção em que só os melhores grãos são escolhidos.

Nenhum comentário: