segunda-feira, 19 de abril de 2010

Taxas de juros reduzidas e facilidade de crédito para o produtor rural

Valéria Esteves

Tarifas reduzidas e facilidade para o produtor empreendedor. É assim que o BNB entende a redução das taxas de juros cobradas pelo FNE - Fundo constitucional de financiamento do Nordeste. A medida, segundo Nilo Meira, superintendente do BNB para o Norte de Minas Gerais e Espírito Santo vai fazer com que os produtores possam tomar empréstimos com a vantagem de ter taxas reduzidas e melhores formas de pagamento.


Tarifas oferecem vantagens aos produtores

A redução baseada no decreto nº 5.951 publicado no diário da união no dia primeiro deste mês prevê que as taxas de financiamento fossem reduzidas por meio do FNE, FNO Norte e Centro-Oeste FCO. A redução conforme anunciou Nilo é de até 16,3% a 17,9% em relação às taxas atuais.

- O BNB entende que essa redução é de grande importância para se estabelecer um padrão de maior competitividade aos financiamentos, assegurando melhores condições para realização de investimentos para o desenvolvimento da região Nordeste e Norte de Minas – diz.
Nilo conta que a redução das taxas já era uma negociação que vinha sendo feita há algum tempo.

Segundo a assessoria de comunicação do BNB, em julho deste ano, durante encontro com o presidente Lula, juntamente com dirigentes de outros bancos oficiais, o presidente do BNB apresentou proposta de redução dos juros do FNE, que, segundo ele, estavam perdendo competitividade, especialmente nas operações com grandes e médias empresas, em relação, por exemplo, aos financiamentos do BNDES.

A partir de janeiro de 2007 os mini produtores rurais do semi-árido terão as taxas de seus financiamentos reduzidas de 6% para 5% ao ano, e ainda gozam de um rebate de 25% no encargo se pagarem em dia os financiamentos, o que reduz a taxa anual para 3,75% ao ano.

Para grandes empresas, a taxa do FNE a partir de janeiro será reduzida de 14% para 11,5% ao ano, o que representa uma taxa de 8,63% ao ano, se a empresa estiver localizada no semi-árido e o cliente pagar em dia, devido ao rebate de 25%.
Mesmo a taxa do FNE para grandes empresas, que é mais elevada que as dos financiamentos para micro, pequenos e médios empreendimentos, estará bem competitiva, representando TJLP mais 2,9%.

Vale lembrar que mesmo que a redução entre em vigor em janeiro do próximo ano, as operações contratadas até dezembro desse ano também serão atendidas.
Para Júlio Pereira, presidente do Sindicato Rural de Montes Claros e da Associação dos sindicatos rurais do Norte de Minas, a diminuição nas taxas vão facilitar o acesso ao crédito para os produtores rurais, apesar de acreditar que os governos estadual e federal exijam algumas obediências que tornam o processo de tomada de empréstimo burocrático.

- O superintendente do BNB nos disse que para o próximo ano está previsto um orçamento de aproximadamente R$ 240 milhões e cremos que há boa vontade do Banco em ouvir a classe. E agora que as taxas diminuíram esperamos que haja melhora no acesso ao crédito e que a região obtenha mais investimentos com essa decisão, diz.

Nenhum comentário: