segunda-feira, 19 de abril de 2010

Fartura no Projeto Jaíba: sementes distribuídas pelo Programa Minas sem fome resultam da produção de 400 hortas

Valéria Esteves

Produtores familiares ainda colhem frutos da parceria firmada entre governo do estado de Minas Gerais e ministério do Desenvolvimento social. Conforme informações da Emater do Projeto Jaíba, no final do ano passado foram entregues a 166 associações de produtores insumos agrícolas bem como assistência técnica, regadores, entre outros materiais para a feitura de pomares e hortas domiciliares oriundos do programa Minas sem fome.
O programa realizou doações em todo o estado.


As sementes de hortaliças são oriundas do Minas sem fome,
distribuídas pela Emater (Foto: divulgação)

Segundo José Aloízio Nery, coordenador da equipe técnica do Jaíba, quem plantou milho e irrigou teve um pouco mais de sorte, ao contrário de quem preferiu esperar as chuvas que demoraram a chegar no Norte de Minas.

Foram plantadas cerca de 400 hortas, além de frutas que hoje são pomares nas propriedades rurais dos produtores. Quanto às hortas, muita gente deixou para plantar no tempo de sequeiro prevendo que as chuvas não encharcassem os canteiros e com isso, viessem a perder todas as sementes.

AJUDA

As famílias recebem, além dos insumos para implantarem suas unidades de produção, assistência técnica e orientação para plantio, cuidados e práticas na condução e colheita de cada espécie, assim como as orientações e cursos sobre o preparo, armazenamento e as vantagens e necessidades do consumo destes produtos para uma alimentação saudável e com qualidade de vida. Vale ainda registrar que estes cultivos foram feitos sem o uso de agrotóxicos.

Aloízio Nery comenta que o programa objetiva proporcionar uma melhoria da qualidade e quantidade de alimentos disponíveis, além de promover a motivação do interesse para o cultivo destes produtos com foco comercial.

Ele disse a O Norte que todos os plantios estão em curso, e que a distribuição de sementes de hortaliças e adubo para implantação de hortas beneficiou mais de 750 famílias no Projeto Jaíba, além dos Projetos das Associações.

Essa entrega de insumos e materiais também se deu com sucesso em Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Mato Verde e Montes Azul entre outros.

RENDA

Quando da entrega dos insumos, sementes e mudas, o secretário municipal de Agricultura de Jaíba, Adílio Teixeira comentou sobre o Minas sem fome e o quanto é possível por meio dele melhorar a renda dos produtores.

Conforme a Emater, Bernardino, gerente do Distrito de irrigação, manifestou-se sobre a importância desse programa; e acrescentou que apesar das dificuldades, o Projeto Jaíba vai caminhando no sentido de sua emancipação. Anunciou as obras que estariam em andamento como a construção das mini-estações de tratamento de água, que também proporcionarão melhoria da qualidade de vida das famílias.

Aloísio comentou que os presidentes das Associações e agricultores ficaram agradecidos ao programa e disseram que com certeza haverá melhoria da alimentação de todos. Eles aproveitaram a oportunidade para registrar a dificuldade com o crédito rural, fato que não permite um aproveitamento eficaz do lote irrigado.

DÍVIDAS

Quando esteve no Jaíba, em 2005, o ministro da Integração Nacional prometeu que iria estudar a questão das renegociações das dívidas rurais.
O BNB - Banco do Nordeste já renegociou com muitos produtores com base na lei 10.696 e 10.464, sendo que só no Jaíba o saldo devedor equivale a R$ 25.160.657,03 num total de 1.120 pequenos produtores. A assessoria de comunicação do BNB afirmou que foram renegociados cerca de R$ 16.973.264,91. Números obtidos até o dia 10 de janeiro desse ano.
- A intenção é que o Minas sem fome beneficie mais famílias com distribuição de sementes de milho e feijão - conclui, Aloízio Nery.

Um comentário:

Sabrina Thamago disse...

Gostaria de lhe informar que estarei usando o seu texto para fazer um trabalho acadêmico, depois que eu fizer caso tenha interesse posso enviar a você. Meu email é: sabrina5thamy@yahoo.com.br.