terça-feira, 13 de abril de 2010

Mais investimentos para o Projeto Jaíba

Valéria Esteves

Sempre há lugar para se empreender no Projeto Jaíba. Depois que o governo de Minas bem como o governo federal firmou metas para estabelecer o deslanche e o desenvolvimento sustentável da agricultura, incluindo a fruticultura e todos os processos produtivos inseridos os produtores já vislumbram melhorias em suas rendas.
Empresas como a Pomar Brasil, grandes produtores investindo em biodiesel, etanol, sementes de hortaliça já dão um toque todo especial aos negócios e agora o Jaíba ganha mais uma empresa disposta a investir. Conforme informou a assessoria da Codevasf- Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba ontem a empresa Vector Engenharia Ltda assinou o contrato com a Companhia para a implantação da Automação do Perímetro Irrigado do Projeto Jaíba em Minas Gerais. O objetivo é a modernização de toda a infra-estrutura de controle e vigilância do parque de irrigação dentro do Projeto.
Esse empreendimento pretende ser um marco na implantação deste tipo de Projeto. A proposta é ampliar a produtividade, qualidade e segurança das vias de irrigação do Jaíba.
Esta perspectiva de um bom investimento, na vanguarda tecnológica, tem atraído o interesse de vários empresários. O que vem ampliando sensivelmente a área cultivada no Projeto.
Segundo o Engenheiro Mecatrônico da Codevasf, Júlio César Vaz de Mello Carvalho, a proposta de automação do Jaíba é um claro indicativo de que a Empresa tem a visão focada na aceleração do desenvolvimento regional através da modernização.
- Seria impossível manter uma área de 100 mil hectares irrigada somente com processos de operações manuais. Não se alcança competitividade e nem é possível atrair investidores e investimentos assim - afirma.
Neste processo, um sistema de informação por atuadores e sensoreamento remoto irá monitorar e atuar em toda a rede de irrigação, permitindo confiabilidade e aproveitamento máximo dos recursos. Além disso, câmeras de última geração permitirão, remotamente, a supervisão e vigilância de todo o Projeto Jaíba.
TELAS DINÂMICAS
Através de telas em 3D dinâmicas instaladas numa central dentro do Projeto Jaíba, com equipamentos dos mais modernos atualmente, técnicos, com auxilio de um programa dotado de inteligência artificial, controlarão comportas, motobombas, estações de recalque e todo o trânsito dentro do Perímetro Irrigado. Alem disso todas as imagens e uma simulação, em tempo real, da Central de Controle e Operação estarão disponíveis na rede da Codevasf e na web.
POMAR BRASIL
Conforme o diretor Victor Purri, na última semana um diretor do BDMG ligado a área das pequenas operações foi conhecer as instalações e tudo o que já está pronto. Para Victor essa iniciativa pode significar uma retomada do interesse do banco nas operações com os pequenos produtores e talvez da reestruturação dos passivos que os produtores da C2 tem com o banco.
A expectativa da direção é que Pomar Brasil,cotada a ser uma grande agroindústria, deva operar ainda este ano, em meados do mês de outubro.
A informação é de que serão investidos cerca de R$ 50 milhões no Projeto Jaíba com a instalação da Pomar Brasil, conforme o diretor geral da indústria, Victor Purri.
Nesse processo, os pequenos produtores serão beneficiados com a elaboração de um contrato de compra da produção de maracujá que deve ser numa área total de 700 hectares divididos em dois a três hectares por produtor familiar.
As frutas utilizadas pela indústria serão: maracujá, manga, goiaba e abacaxi - sendo que, no período de safra, o excedente da produção de manga, produzido pelos produtores, deve ser comprado pela Pomar Brasil. (Com informações da Codevasf)

Nenhum comentário: