terça-feira, 13 de abril de 2010

COMERCIO DE PESCADOS

Pescadores já vendem seu peixe no mercado municipal de Janaúba

Valéria Esteves



Dessa vez pequenos produtores ou seriam pescadores têm ponto certo no mercado municipal de Janaúba para venderem seu produto. A informação é da Codevasf por meio da estação de piscicultura do Gorutuba. O ponto foi inaugurado na última quinta-feira quando estiveram presentes o gerente de projetos da secretaria de Programas regionais do ministério da Integração Nacional, Romário Farney de Oliveira, prefeitos de Janaúba e Nova Porteirinha, Ivonei Abade Brito e Vilmar Soares.



Com a venda dos peixes da semana santa foi possível
comprar os equipamentos

Durante a semana santa, O Norte esteve com os pescadores em Janaúba que já se mostravam entusiasmados só pelo fato de estarem comercializando sua primeira safra de tilápias tailandesas. A procura foi significativa apesar de ter havido pouco divulgação da venda do pescado que em um só dia rendeu a eles cerca de R$ 526.
Todo o dinheiro foi usado na compra dos equipamentos necessários ao funcionamento do ponto comercial que deve ser ampliado à medida que as vendas aumentarem.
TREINAMENTO
Segundo o gerente da Estação de piscicultura, Jackson César Sousa Rosa, os 14 sócios dos 10 tanques redes na barragem Bico da Pedra, da microregião de Janaúba passaram por um treinamento de duração de seis meses na qual puderam aprender os princípios básicos do manejo com a produção e criação de peixes.
Há a intenção de atender a domicílio, conforme Jackson que explica que uma parceria com a prefeitura poderá disponibilizar os garotos da guarda mirim para fazer as entregas. Para isso, basta que o consumidor ligue para o Disk tilápia que atende 91975348.
- Agora, os pequenos produtores de tilápia de Janaúba e adjacências podem vender sua produção diretamente para o consumidor, sem a interferência de atravessadores, que ficam com a maior parte do lucro, afirmou Anderson Chaves, superintendente da Companhia. Para o prefeito Ivonei Brito, não só Janaúba, mas toda a região do norte de Minas tem um mercado promissor para esse tipo de pescado e, diante disso ele acredita que Janaúba será referência regional nesse tipo de comércio.
BENEFICIAMENTO
Jackson Rosa previa que nesse ano, quando boa parte dos produtores estaria atingindo a segunda etapa de produção já entrasse em vigor o que ele chama de beneficiamento responsável que seria financiado pelo BNB - banco do Nordeste e que ajudaria a aumentar a renda desses pescadores. Mas para que isso se realize haverá assistência técnica disponibilizada pela Emater e apoio aos envolvidos oferecido pelas prefeituras em parceria com a Codevasf.
Esse projeto visa à busca certa do comércio que poderá atingir outros mercados, tendo como base a produção que atenda o consumo interno dos municípios e capaz de romper fronteiras.
- Piscicultura é uma atividade rápido onde o produtor é capaz de saber em seis meses se terá lucro no negócio ou não. Por isso é preciso que o interessado tenha conhecimento de causa, saiba trabalhar com o manejo dos peixes entre outros fatores - explica.
Ele comenta que há comunidades que não conheciam a tilápia tailandesa, exemplo de Pedras de Maria da Cruz que recebeu cerca de 400 quilos do peixe, sendo um quilo para cada família, conclui Jackson.
Segundo informações da assessoria da Codevasf, a implantação dessa unidade de comercialização, faz parte do Programa de APLs - Arranjos produtivos locais da aqüicultura, que tem por objetivo a capacitação de pequenos produtores rurais na produção, beneficiamento e comercialização do pescado.

Nenhum comentário: