terça-feira, 13 de abril de 2010

Produção integrada é o novo indicador de sucesso no Projeto Jaíba: Pomar Brasil vai investir cerca de R$ 50 milhões e processar 70 mil toneladas de frutas por ano


Valéria Esteves


O negócio agora é promover a integração entre produtor e indústria de processamento de frutas. O primeiro contato entre as partes se dará no próximo dia 16 de novembro, no Jaíba Show. A informação é de que serão investidos cerca de R$ 50 milhões no Projeto Jaíba com a instalação da Pomar Brasil, conforme o diretor geral da indústria, Victor Purri.


Será no Jaíba Show a apresentação da proposta da
indústria com os produtores (foto: Epamig)


Victor conta que a Pomar tem o apoio da secretaria estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que, inclusive, a empresa foi constituída em Minas Gerais há cerca de 8 meses, como parte do projeto do governo do estado para estruturar a cadeia produtiva da fruticultura no Jaíba.
Nesse processo, os pequenos produtores serão beneficiados com a feitura de um contrato de compra da produção de maracujá que deve ser numa área total de 700 hectares divididos em dois a três hectares por produtor familiar.
FRUTAS
As frutas utilizadas pela indústria serão: maracujá, manga, goiaba e abacaxi - sendo que, no período de safra, o excedente da produção de manga, produzido pelos produtores, deve ser comprado pela Pomar Brasil.
A chegada dessa empresa conta também com o apoio da Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais, Banco do Nordeste, entre outros.
No próximo dia 16 de novembro, Victor Purri estará apresentando aos produtores, durante realização do Jaíba Show, suas propostas que visam à integração regional por meio do mecanismo da produção de maracujá.
JAÍBA SHOW
O Jaíba Show é um evento decorrente de ações iniciadas no Agrinvest - Seminário de negociações estratégicas que acontece anualmente em Montes Claros E que tem o propósito de dar visibilidade aos projetos que estimulam o desenvolvimento sustentável no Jaíba.
Para Marco Antônio Viana Leite, chefe da Epamig/Norte de Minas, o evento, que conta ainda com a organização do Distrito de Irrigação e dos parceiros BNB, Consórcio de pesquisa do Jaíba, Sebrae, Emater, Codevasf e Fundetec, é mais uma maneira encontrada para que se tenha geração de tecnologia aliada ao fomento de novos investidores na região.
- Pretendemos promover o desenvolvimento de projetos tecnológicos, onde o pequeno produtor esteja inserido na cadeia produtiva da fruticultura. A Empresa de pesquisa agropecuária apóia os movimentos que vão de encontro à alavancagem do Projeto Jaíba, maior projeto irrigado da América Latina.
PROGRESSO
Marco Leite acredita que a chegada da Pomar será um indicador de progresso, tendo em vista que a promessa é integrar o pequeno produtor ao setor agroindustrial a ser implantado no Jaíba.
Victor explica que vai apresentar o projeto de integração da Pomar aos produtores no dia 16 de novembro, mas de antemão antecipa que dois mil hectares serão parte do plantio próprio da empresa para o processamento de frutas industriais.
- Vamos acertar todos os passos com os produtores, inclusive explicar como se dará o contrato de compra antecipada, envolvendo os valores e a quantidade certa do que vamos consumir. Isso, porque serão processadas pelo menos 70 mil toneladas de frutas por ano, o que vai dobrar o que o Jaíba produz hoje - afirma.
Para concluir, o diretor geral da indústria falou que as expectativas quanto ao empreendimento são as melhores possíveis, considerando o potencial originário do Projeto irrigado do Jaíba.
Mais informações sobre o Jaíba Show podem ser obtidas pelo endereço www.projetojaiba.com.br.
JAÍBA SHOW
Segundo informações do Distrito de Irrigação, durante todo o dia de realização do Jaíba Show, serão disponibilizados veículos e técnicos do órgão do Jaíba para acompanhar empresários que desejarem conhecer o perímetro irrigado nas áreas de lavouras, infra-estrutura e implantação de agroindústrias.
O agendamento das visitas será feito no próprio local de realização do Jaíba Show.
____________________________________________
Local: Fazenda Experimental da Epamig - Mocambinho - Jaíba - MG
Informações: (38) 3833-4140 / 3821-2160

Nenhum comentário: