terça-feira, 13 de abril de 2010

Emater vence a desnutrição no Projeto Jaíba

Valéria Esteves


A partir do momento em que detectou casos de desnutrição alimentar no Projeto Jaíba a Emater está empenhada com sucesso em sanar este problema freqüente em crianças e adultos. Desde que a equipe técnica de bem estar social iniciou trabalhos relacionados à questão da alimentação no Jaíba, a economista doméstica, Amanda Cristina da Silva, e o agrônomo, Raimundo Mendes de Souza Júnior vêm notando uma melhora nas condições nutricionais dos indivíduos que estão abaixo do peso.

Com a intensificação dos cursos de alimentação e nutrição em todas as comunidades do projeto, financiados com recursos do programa Minas sem fome, a Emater tem estimulado o plantio de hortas e pomares nas escolas e creches da região.

Essas ações, conforme o agrônomo e a economista doméstica, têm sido feitas por meio de treinamentos específicos nas escolas, com diretores, professores e cantineiras, a fim de levar para os alunos uma alimentação saudável.

Durante os treinamentos, os envolvidos no processo aprendem sobre higiene, valor nutricional dos alimentos, elaboração de cardápios e o processamento dos mesmos.


Medidas da empresa reduzem o quadro de desnutrição
de crianças e adultos (Foto: Emater)

PASTORAL DA CRIANÇA

A Pastoral da criança também tem, há alguns anos, levantado a bandeira contra a desnutrição no Brasil, assegurando saúde para milhares de crianças e famílias que não têm condições de manter uma alimentação balanceada e à base de nutrientes, como os que são encontrados na famosa multimistura à base de farelo de arroz, umbigo de banana, gérmen de trigo entre outros.

Nas ações de combate à subnutrição do Jaíba, foram elaboradas, através de associações e cooperativas, 25 propostas de fornecimento de sementes de milho, feijão e adubo para o plantio da próxima safra, que devem beneficiar cerca de 758 famílias do Jaíba. Foram selecionadas as famílias com menor renda, e com maior risco de insegurança alimentar.

Outra parceria que tem dado bons frutos é a firmada com a Conab - Companhia nacional de abastecimento. Trata-se do Programa especial da agricultura familiar com doação simultânea que facilita a compra dos produtos dos agricultores que participam de associações e cooperativas. Essa parceira que hoje vem sendo implantada em todos os municípios do Norte de Minas tem beneficiado diretamente escolas, asilos e creches.

CONAB

Para a equipe da Emater, essa realmente está sendo uma ação com resultados.

- Além de melhorar a alimentação dos beneficiários, constitui-se em uma nova opção de comercialização, com melhoria da renda dos agricultores familiares. A prefeitura de Jaíba também é parceira do Programa e assume o compromisso de busca dos produtos nas propriedades rurais e distribuição para as instituições beneficiadas – informa o funcionário da Emater.

Raimundo Júnior comenta ainda que o êxito dos projetos executados pelo programa da Conab no ano de 2004, tiveram tanto sucesso que novos projetos foram elaborados para o segundo semestre deste ano. A intenção, diz é beneficiar cerca de 81 famílias, prevendo-se a compra de produtos, da ordem de R$ 2.500 por unidade familiar, totalizando um montante investido de R$ 202.500.

Na elaboração destas propostas de entrega de produtos para a Conab foi priorizado o escalonamento da produção de frutas, verduras, e principalmente hortaliças folhosas, dentro da proposta da equipe de trabalho de reeducação alimentar e melhoria da alimentação naquelas instituições.

BONS HÁBITOS

Segundo a coordenadora da creche municipal da Frente III, área irrigada do Jaíba, Maria das Graças Santos, depois dos trabalhos educativos realizados pelos técnicos da Emater e a doação de verduras, frutas e hortaliças, melhorou muito a alimentação das crianças que estão se conscientizando da importância nutricional destes alimentos.

Para a economista Amanda Silva a iniciativa vai contribuir para a solidificação de hábitos alimentares saudáveis pelas crianças que funcionam, sobretudo, como interlocutores às suas famílias.

- Acredita-se que as ações desenvolvidas constituem-se num passo importante para a geração de renda, melhoria da qualidade de vida, e, sobretudo, para a promoção da saúde das pessoas que vivem no Projeto Jaíba.

Ela informou que a desnutrição constitui, ainda nos dias atuais, um flagelo permanente para parte significativa da população brasileira. Pesquisas demonstram que há um consumo inadequado de cálcio, ferro, proteínas e vitaminas, por boa parte da população, tanto pelos adultos como pelas crianças, sendo evidente o alto grau de anemia e desnutrição.

- Em contraste com a diversidade de produção de alimentos, esta realidade também é presente no Projeto Jaíba, sendo comum casos de desnutrição em adultos e crianças, devido a inadequação de consumo alimentar, e até mesmo por quadros evidentes de insegurança alimentar, relacionados à quantidade, e principalmente, pela ingestão inadequada de nutrientes. O conjunto dessas ações visa à educação alimentar e garantia da segurança alimentar no Jaíba, com o objetivo de melhoria da qualidade de vida da população - enfatizou Raimundo Júnior.

Nenhum comentário: