terça-feira, 13 de abril de 2010

Epamig firma parceria enviando mudas de morangueiro para a Angola

valéria Esteves


Mudas de morango agora vão para Angola na África. Por terem qualidade genética apropriada para regiões de clima quente cerca de 100 mil mudas de morangueiros da Epamig - Empresa de pesquisa agropecuária de Minas Gerais vão seguir viagem. Nessa semana já foram mandadas 30 mil mudas.
Mudas de morango estão sendo comercializadas no centro tecnológico da Epamig
(foto: divulgação)
O governo Angolano quer estruturar a agricultura de seu país e por meio de consultores brasileiros, ou melhor, dizendo, norte-mineiros estão levando algumas culturas para lá, caso do morangueiro. Por ser um país marcado por intensas guerras no passado, o setor agrícola é deficiente daí o surgimento da parceria da empresa de pesquisa agropecuária para garantir a expansão do plantio de morangos.
Para Marco Antônio, chefe da Empresa, a parceria com a Angola bem como com os produtores significa avanço no trabalho realizado pela empresa que lida diretamente com a pesquisa como ator principal do sucesso das culturas plantadas na região. Nos testes realizados pelos pesquisadores, o uso de agrotóxico foi praticamente tirado da produção, mesmo porque a intenção é produzir um morango orgânico.
No centro tecnológico em Nova Porteirinha, conforme o gerente Josimar dos Santos Araújo já estão sendo comercializadas mudas a R$ 0,05 para o agricultor familiar e a R$ 0,10 para o grande produtor. Segundo Marco Antônio, o grande propósito da empresa, é comercializar mudas com os produtores ao um preço de custo, a fim de que eles comecem um plantio da fruta na região como acontece como a uva, a mamona, pinhão manso, umbu, entre outras frutas produzidas dentro da área do centro tecnológico.
- Nossa meta é beneficiar a região com o plantio de novas culturas como o morango, a uva entre outras variedades que têm segundo os nossos pesquisadores, condições climáticas e de solo para a adaptação, diz.
As três variedades Dover, Sweet Charlie e a Oso Grande foram as que mais se adaptaram ao solo e ao clima da região, sendo que no centro tecnológico outras 500 mil mudas já estão quase prontas para o plantio. O ciclo de produção começa em abril, sendo que o período de safra acontece de julho a dezembro.

TESTES

Outras variedades foram testadas como a tundra entre outras. Esse tipo de cultura necessita de sol e pouca umidade e solo silicoso, rico em matéria orgânica. Se multiplica através de moda vegetativa pela divisão de estolhos que nascem ao redor da planta mãe.
Há algum tempo a empresa de pesquisa agropecuária vem pesquisando sobre a viabilidade de se produzir morangos com melhor qualidade e variedades diversas. Na fazenda de Mocambinho entre as variedades plantadas a que mais se adaptou foi a, dover.
Pesquisas mostram que para obtenção de frutas de qualidade, um dos pré-requisitos essenciais é a utilização de mudas de alta qualidade genética e sanitária, em local de baixa potencialidade de inóculo de fungos e bactérias que sejam agressivos ao morangueiro. Na produção de mudas de morangueiro, há necessidade de aquisição de plantas matrizes, oriundas de cultura de tecidos vegetais, das variedades que interessa produzir.

LOCAL

Antes do plantio das matrizes, deve-se escolher o local mais apropriado. O solo deve ser corrigido e adubado, de acordo com a análise, incorporando-se o corretivo e melhorando as condições físicas do solo para um maior enraizamento e multiplicação dos estolhos. O plantio deve ser realizado de setembro a novembro, para que as mudas estejam disponíveis de abril a maio, dependendo da região produtora.
De preferência, deve-se plantar as matrizes em terrenos que não foram cultivados com morangueiro e solanáceas.
O espaçamento mais utilizado para plantio das matrizes é o de 2 m x 1m ou 2m x 2m, sendo usadas de 2500 a 5000 matrizes por hectare, com potencial de produção de 1.000.000 de mudas. Para cada muda plantada, deve-se adicionar cerca de 3 kg de esterco bovino curtido e 100 gramas de superfosfato simples, por coveta.
Adquiridas as matrizes, deve-se plantá-las em dias frescos. Após o término da operação, é recomendado uma irrigação abundante. De acordo com a necessidade, faz-se a manutenção da umidade do solo com irrigações periódicas.
O controle de plantas invasoras é fundamental durante a produção de estolhos e multiplicação das mudas, evitando-se a concorrência por nutrientes e dificuldades quando da retirada posterior das mudas.
Quando as mudas forem arrancadas, deve ser efetuada uma limpeza - toillete, aparando as folhas e reduzindo um pouco o sistema radicular, se for o caso. As mudas devem ser padronizadas quanto ao diâmetro da coroa, uma vez que a operação de plantio será facilitada, melhorará o estande e uniformizará a colheita.
Esses dados conferem o plantio de morangos a campo de acordo com Marco Antônio.

Nenhum comentário: