terça-feira, 13 de abril de 2010

Impacto da bananicultura é tema de palestra: Agro-NM realiza mais um ciclo de palestras envolvendo a cadeia de agronegócios



Valéria Esteves



Agro- NM- Associação dos engenheiros agrônomos do Norte de Minas vai ministrar palestras que envolvem temas pertinentes a cadeia do agronegócio. Esse é o sexto ano em que acontece o ciclo de palestras e a expectativa é que o público participante da expomontes compareça.

As palestras vão se realizar no próximo dia 6 de julho, no auditório da sociedade rural de Montes Claros. Os temas, conforme Fernando Britto, presidente da Agro-NM, a serem defendidos variam desde o impacto do aumento da área explorada com a banana prata nos preços e na renda da bananicultura do Norte de Minas ao tema o bioma da seca.

Vale lembrar, diz Fernando, que todos os temas são de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável da região. A previsão é que os debates sejam abertos às 8h30m, no auditório do parque de exposições, pelo agrônomo e coordenador do Departamento de economia da Universidade Federal de Viçosa, Aziz Galvão da Silva Júnior que falará sobre a banananicultura. O bioma da mata seca, é o tema defendido pelo engenheiro florestal, João Paulo Sarmento, presidente da Sociedade mineira dos engenheiros florestais e assessor da diretoria do Instituto Estadual de Florestas, Juvenal Mendes de Oliveira, consultor da Sociedade e do Sindicato Rural de Montes Claros; e o secretário da Faemg-Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais, Marcos Abreu e Silva.

A partir das 14 horas o ciclo de palestras terá continuidade com a realização do painel enfocando o tema Programa Nacional de Biodiesel. A engenheira de alimentos do ministério do Desenvolvimento Agrário, Edna de Cássia Carmélio falará sobre Biodiesel como propósito de Inclusão Social; José Carlos Miragaya, técnico da Petrobrás fará apresentação da planta de biodiesel que será construída em Montes Claros e Luiz Eduardo Dumont, representante da Conab- Companhia Nacional de Abastecimento, ministrará palestra sobre oleaginosas para a produção de biodiesel.

O VI ciclo de palestras será encerrado a partir das 16h30m com a realização do painel - Valorização da Qualidade no Abate de Bovinos. A gerente de marketing do Frigorífico Independência Alimentos Ltda., Carolina Porto Paes Barreto falará sobre a - Gestão de um Frigorífico. Em seguida a zootecnista Letícia Zoppa, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Pecuarista do Frigorífico Independência fará apresentação do “Serviço de atendimento ao pecuarista e seus programas

OBJETIVOS

Fernando comenta que o evento tem o objetivo de disponibilizar informações atuais aos produtores rurais, aos técnicos, professores e estudantes universitários especialmente os de ciências agrárias e aos profissionais que atuam na área da produção agropecuária em geral.

- Os temas selecionados serão expostos por especialistas nos assuntos em forma de palestras, compondo três painéis temáticos, sendo que, ao final de cada painel, acontecerão os debates possibilitando maior interação entre os participantes e os expositores, diz.

As inscrições gratuitas poderão ser feitas na Sociedade Rural de Montes Claros, praça Lindolfo Laughton,1373-Alto São João, Montes Claros, telefone 38 3215.1212); ou durante a EXPOMONTES 2006 nos stands da Codevasf/1ªSR e da Emater/MG, no parque de exposições; ou pelo e-mail agro_nm@yahoo.com.br; ou pelo telefone (38) 9976.6777.

Nenhum comentário: